A MEDIAÇÃO E A ADVOCACIA

A presença do advogado é fundamental em todas as fases da mediação

A Lei de Mediação (13.140/2015) e o Código de Processo Civil de 2015 incentivam a solução de conflitos através da mediação. Mas a mediação depende de uma boa atuação dos advogados para que as partes protagonizem o enfrentamento do conflito de forma consciente. 

Vivemos em uma sociedade em que as pessoas são acostumadas a litigar, e, por isso o advogado é tão fundamental na mediação e sua atuação inicia antes mesmo da escolha pelo procedimento

A mediação propõe o empoderamento dos envolvidos e encorajá-los a serem protagonistas na solução de seus próprios conflitos através do diálogo, e assim ela tem conquistado seu espaço como instrumento eficaz para solução de conflitos utilizando uma abordagem transformativa e trazendo para os envolvidos os benefícios que vão da celeridade até a transformação das relações

Cabe ao advogado esclarecer para seus clientes sobre a mediação, apontando suas vantagens e implicações jurídicas e avaliar se o caso do seu cliente serve para a mediação

A mediação não substitui o processo judicial e não retira o trabalho do advogado. A proposta é que se tenha alguns caminhos para solução de controvérsias, que não seja somente o processo judicial. 

O CPC estabelece que as partes devem estar acompanhadas por seus advogados na audiência de mediação.

É um papel exclusivo do advogado dar orientações jurídicas sobre o tema durante a mediação, mesmo que o mediador tenha conhecimento jurídico e formação em direito. 




Na sessão de mediação o advogado deve adotar uma postura colaborativa ao invés de combativa

É preciso que os advogados acreditem nessa alternativa e utilizem-na como ferramenta para um trabalho diferenciado e de excelência, pois a mediação veio para se agregar à atuação da advocacia moderna como uma ferramenta enriquecedora dos serviços oferecidos pelos advogados. 

Resolvendo a questão de forma mais rápida e eficiente, através da mediação, o advogado percebe da mesma maneira os seus honorários, contando com a ampla satisfação de seu cliente, o que garante a fidelização do mesmo e probabilidade de se tornar referência entre aqueles que se relaciona.


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