Conflitos familiares e sua abordagem através da Mediação Familiar

 Olá, queridos leitores. Como vocês estão?

Hoje, vamos conversar um pouco sobre a adequada abordagem dos conflitos familiares realizada nas mediações familiares. 

Os conflitos familiares se tornam cada vez mais comuns e, por isso, houve a necessidade de utilizar um método de solução de conflitos que visasse não só solucionar a demanda, mas também restabelecer o diálogo, a mediação familiar. 

As relações familiares são muito conhecidas como relações continuadas e daí vem a tamanha importância do restabelecimento da comunicação para solucionar o conflito.

Existem os conflitos familiares que são oriundos da separação e do divórcio e aqueles do próprio cotidiano familiar. Em ambos os casos é necessário que o conflito seja solucionado com o restabelecimento do diálogo, principalmente quando a família possui membros menores que dependem dos demais membros. 




Quando não há uma abordagem correta do conflito, é muito comum que as partes passem a viver em pé de guerra, pois se estabelece uma disputa entre ambos, o que não é adequado para relações familiares. 

Já quando se utiliza a mediação familiar, é possível observar que se preservará o diálogo entre as partes e ambos passarão a ceder um pouco para chegarem sempre a um consenso que vise o bem estar de toda a família. 

Sendo assim, podemos concluir que a mediação familiar possui uma abordagem muito benéfica para as partes envolvidas em conflitos familiares, além de outros benefícios como a celeridade, maior chance de chegarem a um acordo com possibilidades de cumprimento, melhor custo benefício, dentre outros. 

Espero que tenham gostado desse conteúdo.

Compartilhe esse texto com os membros da sua família! 

Um grande abraço!


Autora: Ana Paula Gonçalves Barbosa Chaim (Mediadora de Conflitos e Advogada)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para lidar com conflitos no ambiente de trabalho

A Mediação e os casos de Alienação Parental