Será que o conflito tem somente carga negativa? Ou será que podemos obter benefícios do conflito?

É muito comum ver e ouvir as pessoas identificando somente a carga negativa dos conflitos vivenciados por elas. Mas será que o conflito só tem carga negativa? Nos acompanhe nessa leitura e você descobrirá!!

Em primeiro lugar temos que passar a ter uma visão mais ampla e otimista das situações que somos submetidos diariamente. Quem aqui nunca passou por uma situação em que não conseguiu enxergar uma saída sem precisar sofrer? Acho que todos nós já passamos por isso! Não é verdade?? O lado negativo do conflito é facilmente visível quando não somos otimistas. Ser otimista é algo que devemos exercitar em nossas vidas caso tenhamos vontade de captar todas as cargas positivas que um conflito tem para nos oferecer!!!

Temos também que analisar as situações após serem solucionadas, pois muita das vezes somos obrigados a crescer, seja emocionalmente, profissionalmente etc., e não nos damos conta que a mudança ocorreu em decorrência do conflito. 

Observaram que a carga negativa é bastante visível antes da solução adequada de determinado conflito e que a positiva pode ser visível após a solução, ao ser analisada com uma visão otimista?

Podemos ter como exemplo a crise financeira que o nosso país está vivenciando, que de certa forma é um conflito. Estamos vivenciando um grande aumento do desemprego e muitas pessoas passando diversos tipos de dificuldade. Facilmente podemos enxergar o lado negativo que é a falta de recurso financeiro e outros problemas decorrentes disso. Mas, por outro lado, estamos vendo muitas pessoas procurando aperfeiçoamento profissional, abrindo suas empresas, se descobrindo em outra área que lhe faça mais feliz etc., e essa é a carga positiva do conflito exemplificado. 

Então, podemos concluir que para aproveitarmos melhor nossas experiências devemos ter uma visão mais otimista dos nossos conflitos, e assim poderemos colher os melhores frutos que cada vivência tem a nos oferecer!

Que tal deixar aqui nos comentários qual foi sua resposta ao título do texto e nos contar se ela mudou após a leitura? 

Um abraço para todos!

Escrito por: Ana Paula Gonçalves Barbosa (Mediadora)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para lidar com conflitos no ambiente de trabalho

A Mediação e os casos de Alienação Parental

Conflitos familiares e sua abordagem através da Mediação Familiar