A importância da Mediação nos conflitos familiares


Olá, tudo bem com vocês? 

Hoje eu quero compartilhar com vocês a minha opinião acerca da importância da mediação na resolução dos conflitos familiares.

Bom, gostaria de iniciar dizendo que a mediação é o método adequado para solucionar conflitos que versam sobre relações continuadas. Isso porque, trabalha não só o conflito em si, mas também as questões geradoras do conflito!

O objetivo da mediação é restabelecer a comunicação entre os envolvidos em um determinado conflito, e com isso evitar novos conflitos.

Na mediação, são as próprias partes que decidem o que será feito dali em diante e isso aumenta bastante a probabilidade de cumprimento do acordo, tendo em vista que o acordo será feito de acordo com as possibilidades de cumprimento, o que acaba diminuindo o índice de recursos e execuções ajuizados no Poder Judiciário e ainda favorece a saúde física e psicológica dos filhos.

O fato de a mediação ser mais célere que o processo judicial evita todo o desgaste emocional causado pela demora na resolução do conflito.

Quando um conflito familiar é solucionado através da mediação, a família não perde o seu poder, o que acaba facilitando a tarefa de educar e dar assistência aos filhos menores.

Sendo assim, pode-se observar que a mediação familiar é de extrema importância para a sociedade e também para o Poder Judiciário.



Não esqueçam de deixar sua opinião sobre esse post nos comentários!!!

Um grande abraço a todos!


Escrito por: Ana Paula Gonçalves (Mediadora)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para lidar com conflitos no ambiente de trabalho

A Mediação e os casos de Alienação Parental

Conflitos familiares e sua abordagem através da Mediação Familiar