Mediação na Resolução de Conflitos Entre Sócios

             
              A mediação é uma ferramenta muito útil para tratar diversos tipos de conflitos e um deles é o surgido entre sócios de empresa, qualquer que seja o ramo. 

          É muito comum que desavenças comecem a ocorrer e a sociedade pode terminar de forma desastrosa, tornando a procura por um caminho litigioso para resolver a questão quase automática. Mas, nesse caso, a batalha judicial pode trazer um grande desgaste emocional e financeiro e aquela harmonia do início da constituição da sociedade se converte em uma guerra. 

Resultado de imagem para conflitos entre sócios

           Na maioria das situações, ambas as partes querem solucionar o problema de forma consensual, mas não conseguem, pois a emoção envolvida na situação impede qualquer tipo de comunicação racional em direção ao acordo. 

             As pessoas em conflito encontram-se frágeis, confusas, inseguras e autocentradas. Isso as torna cada vez mais fechadas e sem possibilidade de entendimento e deixando de perceber possíveis saídas para o conflito no qual está inserida. 

              Somando-se a isso o processo litigioso, é possível perceber a escalada do conflito, tendo em vista que as partes precisam argumentar em todas as etapas, o que impede a abordagem dos motivos subjacentes que realmente foram a causa do conflito. 

                É muito comum que haja entre sócios divergências que se não forem trabalhadas e conversadas, conduzirão a uma situação de rompimento. Nesses momentos os sócios podem utilizar a mediação corporativa para evitar brigas e até mesmo o fim da sociedade. 

                  Quando os conflitos são levados ao Judiciário é proferida uma sentença que resolverá o processo, mas não o conflito e suas causas. Já a perspectiva da mediação é diferente e permite que os reais motivos do conflito venham à tona. 

                 A presença de um mediador capacitado e o ambiente propício ao diálogo empoderará as partes, capacitando-as para que elas próprias encontrem a melhor solução para o caso, fazendo com que o comprometimento para cumprir o acordado seja maior. 

                  Sendo assim, podemos perceber que a mediação apresenta menor desgaste emocional e financeiro e maior efetividade para os sócios. 

       Procure a câmara de mediação mais próxima da sua empresa para solucionar conflitos / divergências com seu sócio. 

Autora: Ana Paula Gonçalves B. Chaim (Advogada e Mediadora)

Comentários

  1. Tenho um grande interesse em fazer o curso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer fazer o curso de mediação? Entre em contato conosco por telefone (3584-0518).

      Excluir
  2. A Mediação de conflitos é sem duvida o caminho a ser seguido pela justiça,não existe conflito sem solução, o que existe é a impossibilidade de diálogo entre as partes ,por estarem envolvidos emocionalmente, assim o papel do Mediador (preparado) É fundamental para restabelecer o diálogo entre as partes e fazer com que as partes sejam capazes de perceber que o impasse e possível ser resolvido de forma responsável , satisfatória para os dois e de forma rápida e justa,onde a decisões foram tomadas por eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Muito boa a sua colocação. A mediação é um instituto que veio para contribuir para uma sociedade mais pacífica. A redução do desgaste emocional quando optamos pelo diálogo e não pelo litígio é enorme e gera benefícios não só para as partes, mas também para os advogado e demais pessoas envolvidas.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para lidar com conflitos no ambiente de trabalho

A Mediação e os casos de Alienação Parental

Conflitos familiares e sua abordagem através da Mediação Familiar