Diálogo

O diálogo é uma conversa durante a qual os interlocutores, interagindo um com o outro, trocam argumentos com vistas a chegar a um acordo fundamentado.

Só é possível haver diálogo se os interlocutores renunciarem à violência e estiverem dispostos a escutar de forma ativa o que o outro tem a dizer.

É verdade que nem sempre se chega a uma conclusão através do diálogo, mas pelo menos se busca uma progressão a dois, fundando uma linguagem compartilhada, através de perguntas e respostas. 

Pela troca de argumentações e objeções, o diálogo permite a cada um escapar da particularidade de sua opinião e ascender ao saber. 
Resultado de imagem para diálogo

Vale ressaltar que não existe diálogo se ambos falarem de uma só vez. O ideal é que enquanto um fala o outro escute ativamente e que ambos tenham oportunidade de falar, facilitando assim o consenso. 

É muito importante que todos saibam dialogar para que as relações, sejam elas profissionais, familiares ou de amizade, sejam democráticas e não causem prejuízos físicos, psicológicos e emocionais, ou até mesmo financeiros para os envolvidos na relação. 

Qualquer dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário ou entre em contato conosco. 

Um grande abraço. 

Autora: Ana Paula Gonçalves Barbosa Chaim (Mediadora e Advogada) 

📱 (21) 98220-8317
☎️ (21) 3584-0518
📧 chaim_ma@outlook.com
📌Rua Coronel Bernardino de Melo, nº 2075, sala 504, Centro, Nova Iguaçu - RJ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para lidar com conflitos no ambiente de trabalho

A Mediação e os casos de Alienação Parental

Conflitos familiares e sua abordagem através da Mediação Familiar