Tipos de Mediação

A mediação pode ser realizada em diversas áreas e nesse texto vamos abordar alguns tipos de mediação.

  • Mediação Empresarial
É muito utilizado diante de situações ocorridas no âmbito estrutural da empresa e busca resguardar, aprimorar ou até mesmo regatar as relações entre os sócios, diretores e/ou empregados, servindo como um modelo pertinente para solucionar conflitos que envolvem estes agentes. Nesse contexto, o mediador possui as ferramentas que auxiliam as partes na retomada do diálogo, na identificação dos conflitos institucionais e de relacionamento e consequentes alternativas de resolução do mesmos. 
  • Mediação Familiar
No âmbito familiar a falta de diálogo é o fator que mais contribui para o surgimento de conflitos, desde os menores, relacionados ao dia a dia da família, aos maiores, emergentes de processos de divórcio, pensão, sucessão, dentre outro. Na mediação familiar, o mediador controla e gere os conflitos, devolvendo às partes a oportunidade de se expressarem e o poder de decisão sobre suas relações, de forma a construírem uma solução capaz de atender às suas necessidades individuais e familiares.

  • Mediação Cível
A mediação se revela como o método mais célere e eficaz de prevenção e solução de impasses entre as partes em suas diversas relações cotidianas. O mediador, capacitado para atuar em conflitos de todas as áreas do direito civil, além de ser um facilitador do diálogo, estimula as partes a visualizarem o conflito por uma nova perspectiva, abrindo caminhos para o entendimento de que um acordo construído pelos envolvidos é mais satisfatório do que uma decisão judicial. 

  • Mediação nas Escolas
A mediação escolar é o método menos invasivo e mais eficiente de que se podem valer as instituições, tanto na adoção de práticas preventivas ao conflitos, quanto na resolução prática destes. O mediador, ao promover o diálogo, devolve autonomia às partes envolvidas, sendo responsável por ouvir as demandas e organizá-las de forma clara visando à pacificação, prevenindo atos de violência. 

  • Desenvolvimento de Consensos
Todos estamos inseridos em uma sociedade, dividindo o mesmo espaço e recursos, e com isso o conflito se faz presente em todas as nossas relações, pessoais, comerciais, trabalhistas, etc, surgindo a necessidade de uma solução rápida para que possamos avançar com nossos objetivo. É aí que surge a mediação como a maneira mais célere, econômica e eficaz de resolução de conflitos, que, através da promoção da cooperação entre as partes, faz surgir um acordo capaz de a todos satisfazer. 

Trabalhamos nesse texto o tipos de mediação mais recorrentes nas câmaras privada e no judiciário, mas além desses tipos de mediação citados acima, existem outros como a mediação imobiliária, a mediação condominial e etc. 

A mediação pode ser realizada para solucionar qualquer conflito que envolva relação continuada, e, por isso, podem existir diversos tipos de mediação. 

Conte com a nossa equipe solucionar os conflitos do seu dia a dia. Será um enorme prazer poder te auxiliar nessa tarefa. 

Autora: Ana Paula Gonçalves B. Chaim (Advogada e Mediadora)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para lidar com conflitos no ambiente de trabalho

A Mediação e os casos de Alienação Parental

Conflitos familiares e sua abordagem através da Mediação Familiar