Empatia em Tempos de Pandemia


Queridos leitores, estamos vivendo tempos muito difíceis e nesse momento estamos sentindo cada vez mais necessidade de ter e receber empatia. E é por isso que quero falar um pouquinho com vocês sobre a empatia nesse período de pandemia. 

Acho que a empatia é uma palavra que está muito na moda, mas será que todos que pregam a importância dela sabem realmente seu significado e buscam agir de forma empática??

Empatia nada mais é do que saber se colocar no lugar do outro, sentir como o outro se sente, ou seja, é ter a aptidão para se identificar com o outro. Empatia não é simpatia! 

A empatia depende diretamente da imparcialidade, pois muita das vezes nos deparamos com situações que são impossíveis se colocar no lugar do outro. E será que mesmo nessas situações você vai conseguir ser empático? 

Então, caros leitores, a imparcialidade ela nos ajuda muito a ser empático ao nos depararmos com situações que exigem um grande esforço para se colocar no lugar do outro ou quando isso é impossível. 

Ao agir de forma imparcial, mesmo que você não concorde com o que o outro está sentindo, você consegue ser empático, pois não terá atitudes de julgamento, mas sim de apoio psicológico, moral e físico. 

Pandemia e empatia: o que podemos aprender com o coronavírus ...

O isolamento social por motivos de pandemia e até mesmo o sofrimento por ter algum ente querido ou amigo passando por problemas de saúde trazem para a sociedade em geral uma sensação de solidão, tristeza e outros sentimentos ruins, e muitos podem desencadear diversos problemas psicológicos e psiquiátricos. 

Chegou a hora de aprendermos de forma intensiva a arte de ser empático! Chegou a hora de dar apoio psicológico para as pessoas que estão enfrentando alguma dificuldade (seja ela financeira, emocional, relacionada à saúde ou até mesmo falecimento de algum familiar ou amigo). 

Não deixe passar nenhuma oportunidade de apresentar empatia pelas pessoas que precisam de apoio nesse momento!! 

Pratique a empatia em excesso e você vai perceber que os dias se tornarão mais fáceis para toda a sociedade!! 

Você tem sido empático durante esse período de Pandemia? Como tem praticado a empatia nesse momento tão difícil? Conta aqui para a gente! Vai ser um enorme prazer receber sua colaboração nos nossos comentários. 

Ah, e não se esqueça que a EMPATIA e a SOLIDARIEDADE podem SALVAR VIDAS!! 

Autora: Ana Paula Gonçalves Barbosa Chaim (Mediadora e Advogada) 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para lidar com conflitos no ambiente de trabalho

A Mediação e os casos de Alienação Parental

Conflitos familiares e sua abordagem através da Mediação Familiar